Conheça a nossa história…
O Pão de Açúcar Hotel inserido num belíssimo edifício com início de construção em 1 de Setembro de 1939 e concluído em 1945 pelo Engenheiro Ferreira dos Santos, abre oficialmente as suas portas em 15 de Agosto de 1953.
Anteriormente à sua abertura e em plena década de 40 do século passado o edifício estava afecto a uma casa de repouso de idosos no 6º Piso sendo os restantes pisos destinados ao Sindicato da Caixa Têxtil corporativo. Relativamente à escadaria interior, verdadeiro ex-líbris do design interior do edifício, atribui-se a sua autoria ao reputado Arquitecto Germano Castro Pinheiro, o qual teve a ousadia de criar, na época um modelo verdadeiramente atípico nas tendências do Art-Deco Liberty.
A escadaria em caracol, verdadeiro ponto de atracção do Hotel, é nos dias de hoje objecto de atenção por parte de inúmeros arquitectos internacionais e nacionais que não hesitam em qualificar esta verdadeira obra de arte, segundo o conceito de Spiral Staircase.
Para mais informações: www.germanocastropinheiro.com/anos-40/1946-servicos-casa-de-repouso-c-s-i-t-ramalho-ortigao-porto
Assim em 1953, esta unidade conhecida como Pensão Pão de Açúcar, propriedade do fundador Luís Von Haffe, teve na sua nomenclatura um conceito e expressão, capaz de potenciar e atrair um importante nicho de mercado Brasileiro, aliás, em alta nos longínquos anos 50. Desse modo, o Nome Pão de Açúcar, intimamente relacionado com o Morro Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, Brasil, dá corpo e vida a este Hotel, desde há 60 anos a esta parte.
Na década de 50 e 60, e pela proximidade inerente ao mítico Teatro Sá da Bandeira, esta unidade hoteleira passa a receber com frequência inúmeras personalidades ligadas ao mundo artístico, do Teatro, Cinema, Música, Política e Negócios.
